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2003-08-15 13:43:05 +00:00

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As mensagens podem ser classificadas individualmente usando uma escala baseada na teoria da <strong>aprendizagem individual e colectiva</strong>.
Teoria essa que pode ajudá-lo a olhar para as relações humanas sob uma nova perspectiva. Descreve duas formas diferentes de avaliarmos e aprendermos acerca das coisas que vemos e ouvimos.
Embora todos nós usemos estes métodos em diferentes proporções em diferentes ocasiões, pode ser útil imaginarmos um exemplo de duas pessoas, uma delas (Jim) é um conhecedor individual e a outra (Mary) é uma conhecedora colectiva.
<ul>
<li>Jim gosta de permanecer tão objectivo quanto possível, sem transpor os seus sentimentos nem emoções. Quando discute com pessoas que têm ideias diferentes, gosta de defender as suas próprias ideias, usando a lógica para encontrar buracos nas ideias do seu oponente. É crítico de novas ideias a menos que sejam sustentadas por fontes fiáveis tais como livros de texto, professores conceituados ou a sua própria experiência directa.
</li>
<li>Mary é mais sensível às outras pessoas. Faz bom uso da empatia e costuma ouvir e fazer perguntas até sentir que pode estabelecer uma ligação com a outra pessoa e "compreender as coisas do seu ponto de vista". Ela aprende através das suas tentativas de partilhar as experiências que a conduzem até o conhecimento que encontra nos outros. Quando fala com os outros, evita as confrontações e frequentemente tentará ajudá-los, se achar uma forma de o fazer, usando sugestões lógicas. Mary é uma <strong>conhecedora marcadamente colectiva</strong>.
<li>
</ul>
Reparou que neste exemplo o conhecedor individual é um homem e a conhecedora colectiva uma mulher? alguns estudos mostram que esta costuma ser a tendência dominante estatisticamente, contudo, cada indivíduo pode estar em qualquer parte do espectro entre estes dois extremos.
Para manter um grupo de aprendizagem colaborativo e eficiente, o melhor poderá ser que todos sejam capazes de usar as DUAS formas de aprendizagem.
Numa situação particular, como um fórum em linha, uma mensagem de algum participante pode exibir qualquer uma dessas duas características, ou ainda as duas. Alguém que seja geralmente muito colectivo, pode enviar uma mensagem que parece extremamente individualista, e vice versa. O objectivo de classificar cada mensagem segundo esta escala é:
<blockquote>
a) ajudar-lhe-á a pensar nesse assunto quando estiver a ler outras mensagens
b) fornecer informação a cada autor, acerca de como estão os outros a observar as suas contribuições
</blockquote>
Os resultados não serão usados de nenhuma forma para avaliar os alunos, mas apenas como ajuda para melhorar a comunicação e a aprendizagem.
<hr>
De qualquer forma, se estiver interessado, aqui tem algumas referências a artigos dos autores que introduziram estas ideias:
<ul>
<li>Belenky, M.F., Clinchy, B.M., Goldberger, N.R., &amp; Tarule, J.M. (1986). <em>Women's ways of knowing: the development of self, voice, and
mind</em>. New York, NY: Basic Books.</li>
<li>Clinchy, B.M. (1989a). <em>The development of thoughtfulness in college women: Integrating reason and care. American Behavioural Scientist</em>, 32(6), 647-657.</li>
<li>Clinchy, B.M. (1989b). <em>On critical thinking &amp; connected knowing. Liberal education</em>, 75(5), 14-19.</li>
<li>Clinchy, B.M. (1996). <em>Connected and separate knowing; Toward a marriage of two minds</em>. In N.R. Goldberger, Tarule, J.M., Clinchy, B.M. &amp; Belenky, M.F. (Eds.), <em>Knowledge, Difference, and Power; Essays inspired by &#8220;Women&#8217;s Ways of Knowing&#8221</em>; (pp. 205-247). New York, NY: Basic Books.</li>
<li>Galotti, K. M., Clinchy, B. M., Ainsworth, K., Lavin, B., &amp; Mansfield, A. F. (1999). <em>A New Way of Assessing Ways of Knowing: The Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS). Sex Roles</em>, 40(9/10), 745-766.</li>
<li>Galotti, K. M., Reimer, R. L., &amp; Drebus, D. W. (2001). <em>Ways of knowing as learning styles: Learning MAGIC with a partner</em>. Sex Roles, 44(7/8), 419-436.</li>
</li>
</ul>