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<h2 align="center">Classifica<EFBFBD><EFBFBD>es do f<>rum</h2>
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As mensagens podem ser classificadas individualmente usando uma escala
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baseada na teoria da <strong>aprendizagem individual e colectiva</strong>.
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Teoria essa que pode ajud<75>-lo a olhar para as rela<6C><61>es humanas sob uma
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nova perspectiva. Descreve duas formas diferentes de avaliarmos e aprendermos
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acerca das coisas que vemos e ouvimos.
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Embora todos n<>s usemos estes m<>todos em diferentes propor<6F><72>es em diferentes
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ocasi<EFBFBD>es, pode ser <20>til imaginarmos um exemplo de duas pessoas, uma delas
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(Jim) <20> um conhecedor individual e a outra (Mary) <20> uma conhecedora colectiva.
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<li>Jim gosta de permanecer t<>o objectivo quanto poss<73>vel, sem transpor
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os seus sentimentos nem emo<6D><6F>es. Quando discute com pessoas que t<>m
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ideias diferentes, gosta de defender as suas pr<70>prias ideias, usando
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a l<>gica para encontrar buracos nas ideias do seu oponente. <20> cr<63>tico
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de novas ideias a menos que sejam sustentadas por fontes fi<66>veis tais
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como livros de texto, professores conceituados ou a sua pr<70>pria
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experi<72>ncia directa.
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<li>Mary <20> mais sens<6E>vel <20>s outras pessoas. Faz bom uso da empatia e costuma
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ouvir e fazer perguntas at<61> sentir que pode estabelecer uma liga<67><61>o
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com a outra pessoa e "compreender as coisas do seu ponto de vista". Ela
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aprende atrav<61>s das suas tentativas de partilhar as experi<72>ncias que a
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conduzem at<61> o conhecimento que encontra nos outros. Quando fala com os
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outros, evita as confronta<74><61>es e frequentemente tentar<61> ajud<75>-los, se
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achar uma forma de o fazer, usando sugest<73>es l<>gicas. Mary <20> uma
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<strong>conhecedora marcadamente colectiva</strong>.
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<p>Reparou que neste exemplo o conhecedor individual <20> um homem e a
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conhecedora colectiva uma mulher? alguns estudos mostram que esta costuma
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ser a tend<6E>ncia dominante estatisticamente, contudo, cada indiv<69>duo pode
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estar em qualquer parte do espectro entre estes dois extremos.
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<p>Para manter um grupo de aprendizagem colaborativo e eficiente, o melhor
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poder<65> ser que todos sejam capazes de usar as DUAS formas de aprendizagem.
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<p>Numa situa<75><61>o particular, como um f<>rum em linha, uma mensagem de algum
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participante pode exibir qualquer uma dessas duas caracter<65>sticas, ou ainda
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as duas. Algu<67>m que seja geralmente muito colectivo, pode enviar uma
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mensagem que parece extremamente individualista, e vice versa. O objectivo
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de classificar cada mensagem segundo esta escala <20>:
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<p>a) ajudar-lhe-<2D> a pensar nesse assunto quando estiver a ler outras
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mensagens</p>
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<p>b) fornecer informa<6D><61>o a cada autor, acerca de como est<73>o os outros a
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observar as suas contribui<75><69>es</p>
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<p>Os resultados n<>o ser<65>o usados de nenhuma forma para avaliar os alunos,
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mas apenas como ajuda para melhorar a comunica<63><61>o e a aprendizagem.</p>
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<p>De qualquer forma, se estiver interessado, aqui tem algumas refer<65>ncias a
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artigos dos autores que introduziram estas ideias:</p>
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<li>Belenky, M.F., Clinchy, B.M., Goldberger, N.R., & Tarule, J.M.
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(1986). <em>Women's ways of knowing: the development of self, voice, and
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mind</em>. New York, NY: Basic Books.</li>
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<li>Clinchy, B.M. (1989a). <em>The development of thoughtfulness in college
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women: Integrating reason and care. American Behavioural Scientist</em>,
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32(6), 647-657.</li>
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<li>Clinchy, B.M. (1989b). <em>On critical thinking & connected knowing.
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Liberal education</em>, 75(5), 14-19.</li>
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<li>Clinchy, B.M. (1996). <em>Connected and separate knowing; Toward a
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marriage of two minds</em>. In N.R. Goldberger, Tarule, J.M., Clinchy,
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B.M. & Belenky, M.F. (Eds.), <em>Knowledge, Difference, and Power;
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Essays inspired by “Women’s Ways of Knowing”</em>;
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(pp. 205-247). New York, NY: Basic Books.</li>
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<li>Galotti, K. M., Clinchy, B. M., Ainsworth, K., Lavin, B., &
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Mansfield, A. F. (1999). <em>A New Way of Assessing Ways of Knowing: The
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Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS). Sex Roles</em>,
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40(9/10), 745-766.</li>
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<li>Galotti, K. M., Reimer, R. L., & Drebus, D. W. (2001). <em>Ways of
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knowing as learning styles: Learning MAGIC with a partner</em>. Sex Roles,
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44(7/8), 419-436.</li>
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