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<h2 align="center">Classificações do fórum</h2>
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As mensagens podem ser classificadas individualmente usando uma escala
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baseada na teoria da <strong>aprendizagem individual e colectiva</strong>.
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Teoria essa que pode ajudá-lo a olhar para as relações humanas sob uma
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nova perspectiva. Descreve duas formas diferentes de avaliarmos e aprendermos
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acerca das coisas que vemos e ouvimos.
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Embora todos nós usemos estes métodos em diferentes proporções em diferentes
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ocasiões, pode ser útil imaginarmos um exemplo de duas pessoas, uma delas
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(Jim) é um conhecedor individual e a outra (Mary) é uma conhecedora colectiva.
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</p>
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<ul>
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<li>Jim gosta de permanecer tão objectivo quanto possível, sem transpor
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os seus sentimentos nem emoções. Quando discute com pessoas que têm
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ideias diferentes, gosta de defender as suas próprias ideias, usando
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a lógica para encontrar buracos nas ideias do seu oponente. É crítico
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de novas ideias a menos que sejam sustentadas por fontes fiáveis tais
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como livros de texto, professores conceituados ou a sua própria
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experiência directa.
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</li>
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<li>Mary é mais sensível às outras pessoas. Faz bom uso da empatia e costuma
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ouvir e fazer perguntas até sentir que pode estabelecer uma ligação
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com a outra pessoa e "compreender as coisas do seu ponto de vista". Ela
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aprende através das suas tentativas de partilhar as experiências que a
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conduzem até o conhecimento que encontra nos outros. Quando fala com os
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outros, evita as confrontações e frequentemente tentará ajudá-los, se
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achar uma forma de o fazer, usando sugestões lógicas. Mary é uma
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<strong>conhecedora marcadamente colectiva</strong>.
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<li>
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</ul>
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<p>Reparou que neste exemplo o conhecedor individual é um homem e a
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conhecedora colectiva uma mulher? alguns estudos mostram que esta costuma
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ser a tendência dominante estatisticamente, contudo, cada indivíduo pode
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estar em qualquer parte do espectro entre estes dois extremos.
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<p>Para manter um grupo de aprendizagem colaborativo e eficiente, o melhor
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poderá ser que todos sejam capazes de usar as DUAS formas de aprendizagem.
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<p>Numa situação particular, como um fórum em linha, uma mensagem de algum
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participante pode exibir qualquer uma dessas duas características, ou ainda
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as duas. Alguém que seja geralmente muito colectivo, pode enviar uma
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mensagem que parece extremamente individualista, e vice versa. O objectivo
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de classificar cada mensagem segundo esta escala é:
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<blockquote>
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<p>a) ajudar-lhe-á a pensar nesse assunto quando estiver a ler outras
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mensagens</p>
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<p>b) fornecer informação a cada autor, acerca de como estão os outros a
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observar as suas contribuições</p>
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</blockquote>
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<p>Os resultados não serão usados de nenhuma forma para avaliar os alunos,
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mas apenas como ajuda para melhorar a comunicação e a aprendizagem.</p>
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<hr>
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<p>De qualquer forma, se estiver interessado, aqui tem algumas referências a
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artigos dos autores que introduziram estas ideias:</p>
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<ul>
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<li>Belenky, M.F., Clinchy, B.M., Goldberger, N.R., & Tarule, J.M.
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(1986). <em>Women's ways of knowing: the development of self, voice, and
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mind</em>. New York, NY: Basic Books.</li>
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<li>Clinchy, B.M. (1989a). <em>The development of thoughtfulness in college
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women: Integrating reason and care. American Behavioural Scientist</em>,
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32(6), 647-657.</li>
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<li>Clinchy, B.M. (1989b). <em>On critical thinking & connected knowing.
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Liberal education</em>, 75(5), 14-19.</li>
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<li>Clinchy, B.M. (1996). <em>Connected and separate knowing; Toward a
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marriage of two minds</em>. In N.R. Goldberger, Tarule, J.M., Clinchy,
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B.M. & Belenky, M.F. (Eds.), <em>Knowledge, Difference, and Power;
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|
Essays inspired by “Women’s Ways of Knowing”</em>;
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(pp. 205-247). New York, NY: Basic Books.</li>
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<li>Galotti, K. M., Clinchy, B. M., Ainsworth, K., Lavin, B., &
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Mansfield, A. F. (1999). <em>A New Way of Assessing Ways of Knowing: The
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|
Attitudes Towards Thinking and Learning Survey (ATTLS). Sex Roles</em>,
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|
40(9/10), 745-766.</li>
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<li>Galotti, K. M., Reimer, R. L., & Drebus, D. W. (2001). <em>Ways of
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|
knowing as learning styles: Learning MAGIC with a partner</em>. Sex Roles,
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|
44(7/8), 419-436.</li>
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</li>
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</ul>
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